Natércia Coimbra

Direção das colecções e diretora-adjunta em exercício

Maria Natércia Vieira de Vasconcelos Coimbra, é licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra desde 1978 e terminou em 1980, na mesma Universidade, o Curso de Bibliotecário Arquivista. Em 2009 concluiu o Curso de Alta Direcção em Administração Pública.

É desde 1985 coordenadora técnica do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, trabalhando sobretudo na área dos arquivos privados de políticos.

Colaborou durante vários anos, desde 1987, com a Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas (BAD) como formadora dos cursos de Técnicos Auxiliares  Entre 1993 e 1997 foi presidente  da delegação da BAD Centro.

Durante alguns anos, e até 2006, foi membro dos Conselhos  Técnicos da BAD e da PORBASE. Desde Março de 2011 integra o Conselho Fiscal da BAD.

Ao longo da sua carreira tem colaborado em diversos projectos na área biblioteconómica, de que são exemplo a  Bibliografia Anual de História de Portugal e o Reportório da Bibliografia Portuguesa. Tem vários trabalhos publicados.

Actualmente coordena o projecto do Arquivo Electrónico da Democracia Portuguesa  disponível a partir da página do CD25A na Internet.

Fez parte da direcção de várias associações cívicas e culturais. Desde 2008 integra a direcção da Associação Casa da Achada – Centro Mário Dionísio (Lisboa), dando apoio à instalação e catalogação da biblioteca e do arquivo.