• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.

    Para manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, clique aqui.

    Obrigada.
    Universidade de Coimbra

    Imagem de teste reCAPTCHA
    Captcha incorrecto.
    Escreva as palavras acima: Escreva os números que ouve:

Rui Bebiano

Diretor

Rui Bebiano é historiador, professor de história contemporânea no Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. Tem dirigido cadeiras, cursos e seminários no domínio da história político e cultural moderna e contemporânea. Publica desde 1971 artigos académicos e de opinião, crónicas, recensões críticas e ensaios distribuídos por jornais, revistas, dicionários e outras publicações. Participou na década de 1980 na renovação dos estudos barrocos, escrevendo então 'D. João V. Poder e Espectáculo'. Em 1997 doutorou-se com uma tese no campo da história das ideias - 'A Pena de Marte. Discurso da guerra em Portugal e na Europa entre os séculos XVI e XVIII' - que ganhou no ano seguinte o Prémio de Defesa Nacional. Foi colaborador da História de Portugal e da História Militar de Portugal, ambas editadas pelo Círculo de Leitores.

Trabalha actualmente em temas de história cultural e política desde os anos cinquenta à actualidade, em particular no campo das construções utópicas, das práticas de exclusão e silenciamento, e das representações contemporâneas do passado. Publicou em 2003 'O Poder da Imaginação. Juventude, Rebeldia e Resistência nos Anos 60'. Mais recentemente saíram 'Anos Inquietos. Vozes do Movimento Estudantil em Coimbra (1961-1974)' (em co-autoria com Manuela Cruzeiro) e 'Do Activismo à Indiferença. Movimentos Estudantis em Coimbra' (em co-autoria com Elísio Estanque). Acaba de publicar 'Outubro', um livro sobre o imaginário e o impacto simbólico da Revolução de 1917. É membro do conselho de redacção ou consultor de diversas publicações académicas e orientador de teses de mestrado e doutoramento.

Dedicou-se também a temas de cibercultura e de história da leitura, tendo, entre 1996 e 2002, coordenado uma das primeiras publicações electrónicas em rede do espaço lusófono. Lançou em 2001 'Folhas Voláteis', o primeiro volume de crónicas editadas originalmente em publicações electrónicas portuguesas. É ainda colaborador regular da revista LER.

É, desde 17 de Junho de 2011, Director do Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra.

ruibebiano@gmail.com

ruibebiano.net 

 

Topo da página
Centro de Documentação 25 de Abril © 2017
Suporte: ucd25a@ci.uc.pt ; Sugestões: Formulário
www.cd25a.uc.pt
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional