Seminário e apresentação de livro

The Portuguese Massacre of Wiriyamu in Colonial Mozambique, 1964-2013

Mustafah Dhada

VER GRAVAÇÃO VÍDEO

Com  participação de:
António Sousa Ribeiro, Boaventura de Sousa Santos, Manuel Loff, Maria Paula Meneses, Mustafah Dhada e Natércia Coimbra

24 de novembro de 2015, 15h00, Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Neste profundo e convincente estudo sobre o, talvez, mais famoso dos massacres coloniais portugueses, Mustafah Dhada explora as razões pelas quais o massacre ocorreu, como era Wiriyamu antes do massacre, como tudo se passou, como nós viemos a saber e qual foi o impacto do massacre, particularmente para o Império Português. Abrangendo o período de 1964 a 2013 e enriquecido com um prefácio de Peter Pringle, este livro organizado cronologicamente inclui capas de livros da guerra de libertação de Moçambique e usa o trabalhos de campo, entrevistas e fontes de arquivo para colocar com rigor o massacre no seu contexto histórico.

In his in-depth and compelling study of perhaps the most famous of Portuguese colonial massacres, Mustafah Dhada explores why the massacre took place, what Wiriyamu was like prior to the massacre, how events unfolded, how we came to know about it and what the impact of the massacre was, particularly for the Portuguese empire. Spanning the period from 1964 to 2013 and complete with a foreword from Peter Pringle, this chronologically arranged book covers the liberation war in Mozambique and uses fieldwork, interviews and archival sources to place the massacre firmly in its historical context.

Intervenções de Boaventura de Sousa Santos, Maria Paula Meneses e António Sousa Ribeiro (CES), Natércia Coimbra (CD25Abril), Manuel Loff (FLUP) e Mustafah Dhada (CES/California State University, Bakersfield)

Nota biográfica do autor do livro

Mustafah Dhada
is Associate Researcher at the Center for Social Studies, Coimbra University, Portugal. Professor of History at California State University, Bakersfield, USA. He is the author of Warriors at Work (1993) and The Portuguese Massacre of Wiriyamu in Colonial Mozambique, 1964-2013 (2015).

Org.:  Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), Programas de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" e "Pós-Colonialismos e Cidadania Global"