Exposição Virtual Comum

Congresso Internacional "Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial"  e Encontro de Profissionais de Bibliotecas e Arquivos

22 a 25 de maio de 2017 (Lisboa)

De 22 a 25 de Maio, decorreu em Lisboa o Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial. As sessões, que decorreram na Reitoria e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, no ISCTE e na Faculdade de Letras, reuniriam participantes nacionais e de alguns dos países que se tornaram independentes com o 25 de Abril de 1974.

O último dia do congresso decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal tendo-se promovido um Encontro de Profissionais de Bibliotecas e Arquivos (com presenças de Portugal, Angola, Timor, Moçambique e Brasil), "com o intuito de partilhar experiências e debater o presente e as perspetivas de futuro deste importante património comum, marcado pela dispersão geográfica e por coleções frequentemente truncadas", como muito bem escreveu na newsletter de 26 de Maio o representante da Hemeroteca Municipal de Lisboa, também presente neste encontro.

Foi aí apresentada a Exposição Virtual Comum  um primeiro resultado do esforço e do interesse de Bibliotecas, Arquivos e Investigadores, pensarem cooperativamente investigação, preservação e acessibilidade das colecções de imprensa periódica colonial, em termos nacionais e internacionais.

Pode ver aqui a participação colaborativa do CD25A na secção imprensa clandestina, com a disponibilização de alguns números das publicações Direito à Informação, Guerrilheiro e Portuguese and Colonial Bulletin.

Nesse encontro apresentámos uma breve síntese  do trabalho de recolha e pesquisa que fizemos na coleção de "documentos seriados" - jornais e revistas -  do Centro de Documentação 25 de Abril, para podermos dar alguma informação mais detalhada sobre sobre proveniência, títulos e existências.

Mais títulos já online bem como toda a colecção do Portuguese and Colonial Bulletin, podem ser consultados no Arquivo Digital do CD25A