Ciclo "Caminhos que Abril Abriu"

4 de março a 30 de abril | 2019

Colégio da Graça  (Rua da Sofia,138) | piso 3

CAMINHOS QUE ABRIL ABRIU

Integrado na XXIª semana Cultura da Universidade de Coimbra, o Centro de Documentação 25 de Abril leva a cabo um pequeno ciclo de atividades que inclui uma exposição e a projeção de um filme inédito seguida de debate.

- Entre o dia 4 de Março e 30 de Abril estará patente, no piso 3 do Colégio da Graça (Rua da Sofia, Coimbra) uma exposição documental, com curadoria da fotógrafa Susana Paiva, que incorporará trabalhos seus associados a imagens que fazem parte do acervo do CD25A.

Nota sobre esta exposição:
MEMÓRIA A DOIS TEMPOS

Um quadro comum acompanha este duplo conjunto de fotografias que emergem do arquivo do Centro de Documentação 25 de Abril. Uma série de impressivas imagens a preto e branco evoca o território humano da emigração portuguesa na região de Paris no princípio da década de 1970. A seu lado, o belo trabalho fotográfico de Susana Paiva feito sobre um «kit do falsificador», conjunto de peças destinadas a criar identidades para quem delas precisava para escapar à guerra e à perseguição da polícia política e para o trabalho clandestino de resistência ao regime que Abril derrubou. Une-as a pertença a um mesmo tempo e a um mesmo mundo, quando a luta por obter uma vida melhor se cruzava com o difícil combate dos homens e das mulheres que preparavam um país mais livre.

Rui Bebiano

Esta exposição é também uma homenagem a Luis Pascoal, importante doador do Centro, recentemente falecido, que reuniu o núcleo fotográfico original exibido, e a José Hipólito dos Santos, também ele importante doador, desaparecido em 2017 a quem pertenceram os objetos fotografados. ver +

- No dia 21 de Março, quinta-feira, pela 17 horas, será projectado, também no Colégio da Graça, o documentário "O Salto", de Luís Godinho, seguido de um debate sobre o tema da emigração política nos anos 60 e 70 com Miguel Cardina, Rui Bebiano e Susana Martins.

Ambas as iniciativas serão organizadas pelo Centro de documentação 25 de Abril em colaboração com o CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

UC TV - 15 mar 2019

Centro de Documentação 25 de Abril © 2019