Sessão "A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)"

Quinta-feira, 28 de outubro 2021 | 16.30h-19.00h | Sala 2 (Piso 2), CES Sofia (Colégio da Graça):

16:30 - Visita da exposição ("A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)" (Piso 3 do Colégio da Graça);

17:15 - Estreia do documentário "A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)" (1.17h) e debate.

De Vai decorrer no próximo dia 28 de outubro de 2021, uma quinta-feira, a sessão "A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)". Adiada devido à crise sanitária que o mundo atravessou, irá agora realizar-se com projeção de um documentário realizado pelo projeto 25AprilPTLab com apoio de toda a equipa do CD25A.

O documentário, com guião de Pierre Marie e edição de Eduardo Albuquerque, além de refletir as coleções do CD25A, incluindo imagens de dezenas de documentos originais, conta sobretudo com vivos testemunhos de alguns intervenientes diretos nos primórdios do lançamento do SNS, como aconteceu com Carlos Leça da Veiga, Francisco George, Jorge Seabra, Margarida Gil e João Paulo Pereira de Almeida, Graça Patrício e Manuel Valente Alves.

A exibição do documentário, com cerca de 1.17h minutos de duração, será seguido de um debate com o público.

Paralelamente, a exposição documental sobre o mesmo tema inaugurada no passado dia 28 de setembro, vai manter-se aberta ao público no Piso 3 do Colégio da Graça (Rua da Sofia), nos dias úteis entre as 10.00h e as 17.30h  até 31 de dezembro deste ano.

A exposição documental virtual  preparada no ano passado mantém-se online.

Esta é uma inciciativa  realizada em colaboração com o projecto 25AprilPTLab financiado pela FCT.

+ informação

Centro de Documentação 25 de Abril © 2022