Novo livro de Maria Manuela Cruzeiro

A nossa Fada Morgana: viagem pelos imaginários da revolução de Abril.

Está já nas livrarias o novo livro da investigadora Maria Manuela Cruzeiro

Sobre ele escreveu Eduardo Lourenço no prefácio:

"Os homens da resistência europeia não foram nem os primeiros nem os últimos a perder o seu tesouro. A história das revoluções poderia ser narrada em forma de parábola, como a lenda de um tesouro sem época que, nas mais diversas circunstâncias, aparece bruscamente de improviso e desaparece novamente em outras condições misteriosas, como se fora uma fada Morgana".
Hannah Arendt "Não aparece uma revolução assim do pé para a mão, se calhar nunca mais terei outra ocasião de ver um regime esticar o pernil, se é que não se trata dum engano, fada morgana".
Almeida Faria "Como estenógrafa incontornável do fait divers comentado pelos seus actores, já Maria Manuela Cruzeiro cumprira a sua missão. Mas não se ficou por essa missão de cronista-mor da Revolução falada em primeira instância. Ao tentar desenhar o mapa das visões em busca da realidade, sem as quais não há revolução no sentido moderno do termo - pelo menos desde a Revolução Francesa -, propôs-se descobrir e evocar, se não todas, pelo menos as mais actuantes do inconsciente histórico onde emerge a utopia revolucionária específica que a nossa Revolução de Abril encarnou".

Manuela Cruzeiro foi responsável pelo projecto de história oral do CD25A de 1991 a 2009 e  é actualmente investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos Culturais Comparados.

Apresentação do livro em Coimbra - 2 de Junho de 2017

Entevista à RUC -  28 de Junho de 2017