Dossier em homenagem a João Paulo Varela Gomes

João Paulo Varela Gomes nas coleções do CD25A

Bibliografia de e sobre João Paulo varela Gomes

Inventário de arquivo doado

Lista dos documentos selecionados:

Vídeo - Extracto de entrevista realizada em 1998 por Manuela Cruzeiro no âmbito do Projecto de História Oral do CD25A

"Eu não estive envolvido nos preparativos do 25 de abril apesar de ter alguns laços relativamente fortes com algumas das chamads figuras chaves do 25 de Abril"

Livros

- Comentário ao livro "Maria Eugénia Varela Gomes - Contra ventos e marés" de Maria Manuela Cruzeiro / J. Varela Gomes.- Lisboa : J.V.G., 2004. - 28 p.

- Mais um livro sobre a revolução portuguesa / J. Varela Gomes. - [Lisboa] : J. V. G., 1993. - [8] p. - Verso das folhas em branco.

Artigos

- O ano em que Salazar começou a perder : há um quarto de século / Pedro Pezarat Correia.- O Jornal Ilustrado. - Lisboa.- Nº 621 (1987), p. 12-15.

- João Varela Gomes: o  herói silenciado / Nuno Ramos de Almeisa. Ionline . 3 Mai 2016

In memoriam - João Varela Gomes (1924-2018) . In Fascismo Nunca Mais [post no Facebook de 28 de Fevereiro de 2018]

João Varela Gomes- obra III. In Blogue Silêncios e Memórias [post de 27 de Fevereiro de 2018]

Fotografias

João e Maria Eugénia Varela Gomes. - [S.l. : s.n., 1951]. - 1 fotog. : P&B ; 14x9 cm. Arq CD25A / col. Piteira Santos

- João e Maria Eugénia Varela Gomes com os filhos: retrato de
família. - [S.l. : Estúdios Alves Pinto, 1959]. - 1 fotog. : P&B ; 12x9 cm. Arq CD25A / col. Piteira Santos

- Coronel Varela Gomes e Duran Clemente em Angola. - [Angola : s.n., 1975]. - 1 fotog. : P&B ; 18x24 cm . - Esp. Piteira Santos- Cx29-3 FTs 4864 e 4865

Obituário

RTP - Moreu varela Gomes, figura histórica da resistência à ditadura

RTP - Varela Gomes, ou as arestas do carácter / António Louçã

Público - Morreu João varela Gomes

JN - Morreu Varela Gomes, o "primeiro capitão d Abril".

DN - Morreu o Coronel Varela Gomes

Observador - Coronel Varela Gomes morre ao 93 anos

Esquerda.net - Moreeu João Varela Gomes

Expresso - Morreu João Varela Gomes, “um grande lutador contra a ditadura e contra o fascismo”

SOL - João Varela Gomes: O herói silenciado

Sábado - Morreu Varela Gomes, figura histórica do "golpe de Beja"

Sapo 24 - João Varela Gomes: Marcelo lembra luta do coronel contra a ditadura

Capa de livro e dedicatória

-  Em nome da ética : a democracia baseia-se na hipótese de a política poder ser colocada sob o controlo da ética / J. Varela Gomes. - Lisboa : J. V. G., 2004. - 168 p. Dedicatória do Autor.

Centro de Documentação 25 de Abril © 2018