Novidades do CD25A

Saiba mais sobre o Centro de Documentação 25 de Abril da U. C.

1º de Maio de 1974 e Arquivo Jerónimo Franco

No dia em que passam 45 anos sobre o 25 de Abril de 1974 a UC TV publica uma reportagem sobre o trabalho que aqui fazemos e as coleções que conservamos.

Falando de coleções, assinalamos o 1º de Maio de 2019 revelando o arquivo do sindicalista Jerónimo Franco, primeiro presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, que em 2016 nos permitiu acesso aos seus papéis para realização de uma cópia digital.

No 1º de maio de 1974 Jerónimo Franco esteve na tribuna de honra e pronunciou um discurso em que usou repetidamente uma frase que ficaria para sempre associada à história das comemorações desse primeiro de Maio em liberdade : "Que raio de governo era aquele..."  Em 2015 a revista "Visão" publicava um artigo sobre esse tema.

Centro de Documentação 25 de Abril © 2019