Série de vídeos "Fora da Caixa"

Novo episódio da Série "Fora da Caixa"

Fora da Caixa" - Episódio 7 - Medalhas - estátua de A. O. Salazar. Fundo Rosa Almiro e Castro

Na sequência da revolução de 25 de Abril um pouco por todo o país foram tomadas decisões de retirar do espaço público estátuas e placas de homenagem a figuras gradas, responsáveis do anterior regime. Na noite de 17 de fevereiro de 1975 a estátua de A. O. Salazar na sua terra, em Santa Comba Dão, foi alvo de destruição parcial, tendo-lhe sido retirada a cabeça. As autoridades locais não decidiram a remoção do monumento e assim se manteve por dois anos até 10 de fevereiro de 1978 quando uma  explosão destruiu completamente o que restava da estátua.

Divulgamos hoje duas medalhas alusivas a esses episódios.

Fora da Caixa" - Episódio 6 -  Fato de treino da Sogantal

Em 12 de Junho de 1974, 48 operárias da fábrica Sogantal no Montijo ocupam a fábrica de capitais franceses  que anunciara, em final de maio, o encerramento da fábrica. Tinham entre 14 e 25 anos e não recebiam salários há um mês. As operárias decidiram vender os fatos de treino e retomaram a produção em autogestão. Foram vender os fatos à porta de fábricas e em bairros de todo o país. Campanhas de solidariedade, como a “Campanha do 1000.º fato” lançada em agosto de 1974, ajudaram a manter a Sogantal por mais cerca de ano e meio.

Fora da Caixa" - Episódio 5 - Postal “Os presentes da Forças Armadas” de João Abel Manta

Em dezembro de 1974 as Boas Festas do MFA chegaram sob a forma de cartoon, um desenho de João Abel Manta que ficaria célebre e mais tarde editado em formato postal e cartaz. Os miltares retratados como Pais Natais dsirtibuiam presentes únicos ao país: democracia, descolonização, educação, justiça e liberdade. Era uma alusão às campanhas de Dinamização Cultural do MFA, iniciadas em novembro de 1974 no distrito da Guarda, que visavam assegurar a participação da população na revolução e fortalecer a Aliança Povo-MFA.

Divulagamos hoje um exemplar do postal integrado na coleção de postais, no CD25A.

Episódio 4 - Aerograma: guerra colonial (1961-1974)

A comunicação ente os militares portugueses na frente de combate durante a guerra colonial  e os seus familiares e amigos era assegurada pelo correio normal expedido por avião ou barco. A partir de 1965 vulgarizou-se uma outra forma de correspondência, a carta sem sobrescrito, enviada por correio aéreo. Chamava-se aerograma.

E um exempar deses areogramas que divulgamos hoje. Tem data de 1970 e pertence à colecção Cesaltina Matos.

Episódio 3 - Planta Bairro SAAL do Batateiro

Voltamos ao processo SAAL para divulgar a planta original do Bairro do Batateiro (Seixal) Cuja construção teve início em 1976.

O documento da autoria do arquitecto Fernando Bagulho integra a doação de documentos originais sobre o processo SAAL existentes no seu arquivo particular que recentemente nos entregou.

Episódio nº 2 - Clínica Popular da Cova da Piedade

Trata-se desta vez de um documento de 1975, uma fotografia Clinica Popular da Cova da Piedade. A propósito dela lembramos mais um episódio para história dos movimentos populares do pós 25 de Abril de 1974.

Lembramos que o Episódio nº 1 foi para o ar no passado dis 25 de setembro e recordava  a tomada das instalações da ex-Pide/DGS em Coimbra, pelos militares do MFA em 27 de Abril de 1974.

O projeto “Fora da Caixa” procura apresentar documentos provenientes do Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A) num formato de vídeos curtos de cerca de 2 minutos. Os vídeos serão publicados no canal Youtube do CD25A.

Têm por destinatários o público em geral, sendo sobretudo direcionados aos mais jovens. Visam mostrar a diversidade das coleções do CD25A e contar acontecimentos históricos a partir destes documentos. Os vídeos serão publicados no dia 25 de cada mês de setembro de 2020 à abril de 2021. Esta atividade é uma iniciativa do CD25A e do projeto "25AprilPTLab - Laboratório Interativo da Transição Democrática Portuguesa" (CES, FCT).

Centro de Documentação 25 de Abril © 2021