Série de vídeos "Fora da Caixa" - Episódio 3

Novo episódio da Serie "Fora da Caixa"

Episódio 3 - Planta Bairro SAAL do Batateiro

Voltamos ao processo SAAL para divulgar a planta original do Bairro do Batateiro (Seixal) Cuja construção teve início em 1976.

O documento da autoria do arquitecto Fernando Bagulho integra a doação de documentos originais sobre o processo SAAL existentes no seu arquivo particular que recentemente nos entregou.

Episódio nº 2 - Clínica Popular da Cova da Piedade

Trata-se desta vez de um documento de 1975, uma fotografia Clinica Popular da Cova da Piedade. A propósito dela lembramos mais um episódio para história dos movimentos populares do pós 25 de Abril de 1974.

Lembramos que o Episódio nº 1 foi para o ar no passado dis 25 de setembro e recordava  a tomada das instalações da ex-Pide/DGS em Coimbra, pelos militares do MFA em 27 de Abril de 1974.

O projeto “Fora da Caixa” procura apresentar documentos provenientes do Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A) num formato de vídeos curtos de cerca de 2 minutos. Os vídeos serão publicados no canal Youtube do CD25A.

Têm por destinatários o público em geral, sendo sobretudo direcionados aos mais jovens. Visam mostrar a diversidade das coleções do CD25A e contar acontecimentos históricos a partir destes documentos. Os vídeos serão publicados no dia 25 de cada mês de setembro de 2020 à abril de 2021. Esta atividade é uma iniciativa do CD25A e do projeto "25AprilPTLab - Laboratório Interativo da Transição Democrática Portuguesa" (CES, FCT).

Centro de Documentação 25 de Abril © 2020