Semana da Ciência Aberta 2021 - 25 a 31 de Outubro

O tema da Semana de Acesso Aberto 2021 é "A forma como tornamos o conhecimento aberto, importa : construamos a equidade estrutural"

O tema deste ano alinha-se intencionalmente com a recente recomendação da UNESCO sobre ciência aberta, da qual o Open Access é uma componente crucial. Distribuída em forma de projeto após a discussão de representantes dos 193 países membros da UNESCO, a Recomendação articula e centra fortemente a importância da equidade na prossecução de um futuro para bolsas de estudo abertas por defeito.

A Open Science deve abraçar uma diversidade de conhecimentos, práticas, fluxos de trabalho, línguas, resultados de investigação e tópicos de investigação que apoiem as necessidades e o pluralismo epistemico da comunidade científica como um todo, diversas comunidades de investigação e estudiosos, bem como o público e detentores de conhecimentos mais amplos para além da comunidade científica tradicional, incluindo povos indígenas e comunidades locais, e atores sociais de diferentes países e regiões, bem como o público e detentores de conhecimentos mais amplos para além da comunidade científica tradicional, incluindo povos indígenas e comunidades locais, e atores sociais de diferentes países e regiões,  como apropriado. (Recomendação da UNESCO sobre ciência aberta, página 7)

Sendo o primeiro quadro global de definição de normas sobre a ciência aberta, a Recomendação da UNESCO fornecerá um guia importante para os governos de todo o mundo à medida que passam da aspiração à implementação de práticas de investigação abertas. O tema deste ano de "It Matters How We Open Knowledge: Building Structural Equity" destaca o apelo da Recomendação para uma participação equitativa para todos os produtores e consumidores de conhecimento.

A Open Science deve desempenhar um papel significativo na garantia da equidade entre investigadores de países desenvolvidos e em desenvolvimento, permitindo uma partilha justa e recíproca de inputs e resultados científicos e um acesso igual ao conhecimento científico tanto para os produtores como para os consumidores de conhecimento, independentemente da localização, nacionalidade, raça, idade, género, rendimento, circunstâncias socioeconómicas, estágio de carreira, disciplina, língua, religião, deficiência,  etnia ou estado migratório ou quaisquer outros motivos. (Recomendação da UNESCO sobre ciência aberta, página 7)

A International Open Access Week é um momento para a comunidade em geral coordenar a tomada de medidas para tornar a abertura ao padrão para a investigação e garantir que a equidade está no centro deste trabalho. A Semana de Acesso Aberto deste ano decorrerá de 25 a 31 de outubro; no entanto, os organizadores são encorajados a organizar discussões e a tomar medidas em torno do tema deste ano sempre que for mais adequado durante o ano e para adaptar o tema e as atividades ao seu contexto local. Isto é especialmente verdade, uma vez que países de todo o mundo continuam a enfrentar níveis variados de perturbação devido ao COVID-19 e ao aumento das perturbações devido às alterações climáticas.

A diversidade, a equidade e a inclusão devem ser constantemente priorizadas durante todo o ano e integradas no tecido da comunidade aberta, desde a forma como as nossas infraestruturas são construídas até à forma como organizamos discussões comunitárias até às estruturas de governação que utilizamos. A International Open Access Week é uma oportunidade importante para catalisar novas conversas, criar ligações entre comunidades e entre comunidades que possam facilitar este co-design, e avançar o progresso para construir bases mais equitativas para a abertura de conhecimento — discussões e ações que precisam de ser continuadas, ano após ano.

Os detalhes para um pontapé de saída global para a Semana Internacional de Acesso Aberto na segunda-feira, 25 de outubro, serão anunciados em breve e publicados no openaccessweek.org.

página inicial

O CA25Aassocia-se oa evento nomeadamente através da sessão de divulgação do documentário inédito sobre o Serviço Nacional de Saúde  produzido no Centro durante o ano de 2021 e cuja apresentação pública vai decorrer no próximo dia 28 de Outubro.

Centro de Documentação 25 de Abril © 2021