O CD25A nos 48 anos do 25 de Abril

Extensão cultural do CD25A à comunidade - 2022

Organizar o patmónio documental que conserva e pô-lo à disposição da comunidade é a principal missão do Centro.

Todos os anos por esta altura, e no âmbito das mais diversas inciativas para comemorar a luta contra  a ditadura, o 25 de abril de 1974 e transição para a democracia, os pedidos de apoio surgem de todo o país a o Centro procura dar respostas e criar novos projetos e realizações próprias ou em colaboração.

Esta é uma lista ainda em construção do que está em marcha:

- Visitas guiadas "25 de abril em Coimbra"

Coimbra: 24/4/2022 - 15h ; 25/4/2022 - 10h ;  29/4/2022 - 16.30h  ; 30/4/2022 - 15h ; 1/5/2022 - 10h

(Atividade gratuita com inscrições obrigatórias e com o número máximo de 30 pessoas por visita. Contatos: geral@rebobinar.org | 915 809 163)

ver roteiro

- O arquivo José Manuel Mendes Calado disponível online

(…) Recordo-me de o ver, por vezes sozinho, a avançar na dianteira, enfrentando os esbirros do regime com uma coragem física que todos admiravam e servia de exemplo, enquanto muitos estudantes procuravam proteger-se da violência das cargas policiais.
Por outro lado, a forma como os que defendiam a ditadura o encaravam pode ser aferida por uma leitura de alguns dos documentos produzidos pela PIDE-DGS, constantes do processo individual e cedidos pelo seu filho Rui Calado, que o Centro de Documentação 25 de Abril incorporou no arquivo e agora disponibiliza em versão digital.
Rui Bebiano

- Feira do Livro Dado

Coimbra: Casa Municipal da Cultura - Sala Polivalente 23 Abril | |11-13h e 14 -18h | Org. Casa da Esquina

No próximo dia 23 de abril teremos mais uma partilha de Livros e também uma oficina de Serigrafia para celebrar a Liberdade com o artista Hamilton Francisco e o ilustrador Ricardo Jorge.
A Feira do Livro Dado é um mercado onde a livre troca de livros não recorre a dinheiro nem compromete a qualidade e a quantidade.
Não há troca direta ou correspondência no número de livros trocados, mas é importante que hajam livros para trocar e isso só pode ser garantido por quem participa.

-  Visita à Casa das Memórias

Coimbra: Colégio da Graça -  7 de Maio | Piso 3 | 10h às 12.30h | Org. Escola da Noite - TCSB e CD25A  galeria de imagens

(Atividade integrada no projecto “Sábados para a infância no TCSB” com inscrições obrigatórias para: geral@aescoladanoite.pt)

EXPOSIÇÕES