Visita CES Summer School

O programa deste ano da escola de verão do Centro de Estudos Sociais - CES Summer School - integrou uma visita ao CD25A-UC.

Decorrida no passado dia 18 de junho, a visita do grupo de estudantes da 2ª Edição da CES Summer School foi dedicada ao tema "Imagens em Liberdade - culturas visuais de Abril". A iniciativa é fruto da coordenação de Maria José Canelo (Docente FLUC e Investigadora CES) e Patrícia Silva (Investigadora CES), em colaboração com o Programa de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas (FLUC).

 "A segunda edição da escola pretende explorar, especificamente, a cultura visual da Revolução de Abril. Importa-nos refletir acerca de como objetos e práticas visuais apontavam outros modelos de ver o mundo, representar questões de sociabilidade e de comunidade, bem como sobre o próprio conceito de visual e como ele se (re)articula perante as representações de liberdade e cidadania no contexto da Revolução. Iremos interrogar e analisar o papel de media visuais e artísticos na desconstrução de perceções erróneas, preconceitos, distorções e invisibilizações, a par de novas propostas de representação de alteridade e de deteção e reparação de injustiças e desigualdades no domínio sociocultural. Serão, portanto, escrutinadas formas de expressão artística e popular contra-culturais e contra-hegemónicas, com predomínio das gramáticas do visual que se têm projetado no tempo até à contemporaneidade – do documentário à pintura, fotografia, arte urbana e banda-desenhada, que assim vão atualizando o contributo e os ideais da revolução de Abril.

Em termos metodológicos, e uma vez que a cultura está no centro dos estudos, a análise será interdisciplinar, contando a escola com uma equipa de formadores/as de disciplinas diversas e envolvendo metodologias como, por exemplo, a pedagogia pelas artes, a análise de discurso multimodal, a história e os estudos culturais, que pretendem dar resposta a um entendimento mais amplo da imagem enquanto complexo agregador de forma, cor e texto. O estudo da imagem como um complexo que apela não apenas ao olhar, mas a outros sentidos permite, por sua vez, desenvolver no público participante competências de multiliteracias: visual, digital e estética."